1/3 xícara de açúcar
790g de doce de leite (mais ou menos 2 1/2 xícaras ou o equivalente a duas latas de leite condensado cozidas na panela de pressão)
1 xícara de leite
6 gemas
1/2 colher de sopa de maisena
Preparo:
Preaqueça o forno a 200°C. Coloque uma assadeira funda no forno para fazer um banho-maria. Numa forma para pudim de 20cm de diâmetro, coloque o açúcar e leve diretamente ao bico do fogão para caramelizar. Não esqueça de usar luvas longas, já que a forma vai esquentar e o caramelo quente é muito perigoso, queima feio. Quando estiver com aquela cor âmbar característica de caramelo, retire do fogo e vá virando a forma para caramelizar o fundo e as laterais. Se você acha que não tem prática suficiente para queimar o açúcar direto na forma, dá também para fazer a mesma coisa numa panelinha e depois transferir o caramelo sempre de luvas. Essa foi a parte difícil.
No liquidificador, coloque:
O leite, as gemas, o doce de leite e a maisena. Bata até ficar bem homogêneo e derrame na forma caramelizada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria. Asse por mais ou menos duas horas, ou até ficar firme nas bordas e meio balançando no meio.
Espere esfriar e deixe na geladeira por umas 6 horas. Para desenformar, passe uma faca pelas laterais da forma para soltar o pudim. Se estiver difícil de sair, coloque a forma direto sobre o fogo por alguns segundos para derreter um pouco a calda, e vire num prato grande.
0 comentários:
Postar um comentário